top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • Soundcloud

BIO

Francine Machado de Mendonça é licenciada em artes cênicas, especialista em Teatro do Oprimido, Processos Grupais em Psicologia Social (2021), na Arte de Contar Histórias (2018) e atualmente faz mestrado profissional em artes da cena na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH).

Sua pesquisa envolve Pedagogia Griô, Teatro do Oprimido e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

em Santo André.

A arte educadora e escritora atua há 7 anos no ABC, foi oficineira de literatura

do Programa de Iniciação Artística da Secretaria de Cultura de São Paulo (2017),

fez os projetos culturais Princesas Nada Bobas no Sesc Amapá (2019), Histórias Narradas, Produzidas e Partilhadas no Sesc Registro (2017) e Que Feminino é Esse? Novas Heroínas no Sesc São Caetano (2015).

 

Em parcerias com as editoras Melhoramentos, Cosac Naify e livrarias paulistanas contou e/ou deu formações em feiras/ lançamentos literários, fundações, paradas/ projetos pedagógicos, associações, centros culturais, institutos, cursos de férias e teatros para diversos colégios particulares e escolas públicas.

Como escritora fez os livros infanto-juvenis Guardião da Cidade (editora Evoluir – 2014 e 2021), A Pirueta da Bailarina Fofinha (Scortecci - 2018) e Os Meninos que Queriam Rodar (Metanoia – 2022), além de coletâneas adultas. Já usou as narrativas voltadas aos pequenos com os jovens e adultos que atua, o que rendeu troca de memórias, afetos e lendas – na maioria das turmas há muitos migrantes com histórico cultural rico.

bottom of page